sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Eu estou gorda? - Mulheres



'Ugh, eu odeio minhas coxas'

'Eu realmente preciso de uma dieta'

'Eu gostaria de ter sua cintura'


Esses comentários são familiares!? Estão acostumadas a falar de gordura!? 

Fazer comentários negativos sobre o corpo faz parte da cultura feminina. Hoje os pesquisadores estão apenas começando a estudar porque fazemos esses comentários e como isso afeta a maneira de como nos sentimos sobre nossos corpos e de nós mesmos. 

No inicio dos anos 90, o antropólogo Mimi Nichter, Ph.D. inesperadamente submeteu-se a falar de gordura enquanto estudava meninas adolescentes. Durante uma serie de estudos em foco, ele notou que todas elas fizeram um ritual semelhante. Uma garota dizia: 'Eu me sinto tão gorda' e a outra respondia com: 'Você não é gorda'; todos os dias as meninas respondiam isso várias vezes ao longo do dia. 

Uma vez Nichter ouviu sua cunhada falar de gordura e percebeu que isso era um ritual comum nas conversas femininas. 

Você é uma dessas mulheres!?

Em 2011 um estudo publicado na Psychology of Women Quarterly descobriu que uma maioria esmagadora das mulheres, 93% para se exatato, relataram falar de gordura e 1/3 delas com grande frequência. 

Falar de gordura está em toda a parte. Mães dizem às filhas; Filhas dizem para as mães; Namoradas dizem para namorados; Amigos dizem para os amigos. Nós ouvimos na Tv, lemos nas revistas, ouvimos nas ruas.. Quando você realmente prestar atenção nisso, vai perceber que está em todas as partes. 

Surpreendentemente, a maioria das mulheres que falam de gordura NÃO são gordas. 

Na verdade a maioria das mulheres que falam de gordura estão com um peso normal saudável. Nesse momento as mulheres mais pesadas se sentem pressionadas para falar do assunto.

Falar sobre gordura é o sentimento de gordura, mesmo que isso signifique sensação de inchaço, fora de forma, culpa por comer uma sobremesa ou frustração por não se olhar mais fina. Também pode ser uma metáfora por se sentir pra baixo. Assim, como você tem maus dias, acordando com o pé esquerdo da cama, você pode ter um dia de gordura. 

Até agora, a maioria das pesquisas estão sendo feitas com mulheres da faculdade, mas levantamentos preliminares e depoimentos pessoais sugere que as mulheres mais velhas também falam bastante de gordurinhas. 

Para ouvi-las, basta entrar em um vestuário. 

Insatisfação com o corpo é comum entre as mulheres e pesquisadores acreditam que falar de gordura é uma forma de expressar que todas nós compartilhamos esse sentimento de insegurança. 'É uma maneira das mulheres de se relacionar', diz Nichter. 'Isso mostra a vulnerabilidade'. 

Uma mulher que responde que está satisfeita com as curvas do seu corpo, na melhor das hipóteses estão sendo empáticas e arrogantes na pior das hipóteses. 

No segundo episódio de 'Sex and the City', Charlotte odeia suas cochas,  Carrie não está satisfeita com seu nariz e Samantha diz: 'Eu amo o jeito como me olho'. 

Em um estudo inédito foi perguntado para homens e mulheres qual era seu personagem favorito e os homens em sua maioria responderam Samantha. E as mulheres escolheram Charlotte porque ela estava disposta a participar da conversa sobre gordurinhas e nesse grupo Samantha foi a menos preferida porque ela se parecia mais segura. 

Por isso, um grupo de meninas estão participando de uma campanha nacional nos EUA, 'Fat Talk Free Week' que educa as mulheres sobre os efeitos negativos de se falar de gorduras e estimula-as a concentrar-se em saúde em vez de peso ou tamanho da calça.  

Após o comercial da campanha, uma menina disse: 'Eu não vou comer por uma semana', enquanto uma entrou na conversa corrigindo-a e disse: 'Eu vou correr 3km a mais essa semana'. E assim a consciência sobre gorduras agora faz parte da vida delas.

Apenas a consciência pode ajudar, diz Henderson: 'Eu não vou dizer que nunca me sinta mal com o meu corpo ou de falar de gordura, mas agora percebo que estou fazendo o certo e que vou voltar a um bom peso'. 

-Mulheres, vamos nos concentrar em SAÚDE e não apenas em ESTÉTICA!! 

Homens gostam de mulheres seguras e sejamos assim com o nosso corpo!!  


  
beijo '




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário